contato@silmarstrubbe.com.br - (11) 9-7442-2983

Minha História

silmar strubbe coaching

Tudo caminhava para que eu fosse um químico. Era um jovem no interior do Rio Grande do Sul, que tinha um emprego promissor numa indústria de laticínios apoiado pelos supervisores que diziam: “esse rapaz precisa fazer um curso técnico em química”. Mas, não era isso que me atraia. Minha cabeça estava cheia de porquês e as respostas não estavam na Tabela Periódica. O lado humano da empresa é que me chamava atenção. A relação diária entre funcionários e diretoria, era cheia de dúvidas. Um lado conhecia muito pouco do outro e eu queria trabalhar para diminuir essa distancia.

E foi assim que em 1992 fui cursar Administração de Recursos Humanos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

A primeira oportunidade de trabalho foi numa indústria americana, do ramo calçadista. Comecei como estagiário e em 3 anos ocupava o cargo de Assistente de Diretoria. Mudanças na política econômica do país fariam a empresa fechar as portas e então eu ainda jovem, já experimentava o “recomeço”.

Fui trabalhar numa empresa pequena, também do ramo calçadista, com o desafio de implantar a àrea de Recursos Humanos. Após 3 anos e meio de muito trabalho veio um convite para trabalhar numa Indústria Nacional de grande porte, a São Paulo Alpargatas.

Passei a supervisionar uma equipe de 3.500 funcionários. Foram 2 anos e meio de muito aprendizado até que mais uma vez, um fator externo, me lançava a novos desafios. A unidade fabril foi fechada, porque a empresa passava por uma fase de reestruturação no Brasil.

Já mais amadurecido e com bagagem para começar a dividir minhas experiências, fui trabalhar como Consultor de RH, em Minas Gerais. Participei da reestruturação de empresas e implantei diversos projetos.

Determinado a ampliar meus conhecimentos mudei-me para São Paulo. Em 2004 passei a atuar no 3º. Setor como Coordenador de Qualificação Social e Profissional, num projeto de inclusão do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi uma experiência única, pois ajudávamos a descobrir talentos, que estavam à margem do mercado. Tive a oportunidade de ajudar um jovem recém saído do ensino médio, a conseguir uma oportunidade de emprego numa rede de hotéis. Anos depois tive o grande prazer de saber, que ele formou-se em Hotelaria e hoje é um dos coordenadores do grupo.

Nesse mesmo período comecei a dar aulas no projeto Jovem Aprendiz no Senac e também em Escolas de Formação Profissional. Para ensinar é preciso aprender ainda mais, por isso, em 2006 fui fazer uma especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em 2010 surgiu a oportunidade de ingressar na Mapfre – uma multinacional espanhola, da área se seguros. Iniciei meus trabalhos como Analista de RH. Em pouco tempo tornei-me Coordenador de Benefícios. O grupo empregava seis mil funcionários. Eu dividia minha rotina nos escritórios da empresa em São Paulo, São Carlos e Rio de Janeiro. Apesar da enorme correria, nunca deixei de estudar. Fiz vários cursos, participei de palestras e em 2012 minha equipe ganhou o primeiro lugar no curso “Líderes do Futuro” – a Transformação em Líder Coach.

Começava a se desenhar ali uma nova fase em minha vida. Todos esses anos de mercado, todas as vivências eram cada mais solicitadas em palestras e cursos informais. Até que decidi me tornar um Coach.

Hoje prestando consultoria e palestras eu consigo formar pessoas, para trabalhar com pessoas. Aquele desejo que surgiu lá atrás, ainda na juventude, de usar os Recursos Humanos como ponte para unir a empresa e seus colaboradores, numa relação justa, saudável e produtiva é o que ainda me motiva. Por isso, hoje formo profissionais capacitados para isso. Minha trajetória, minha experiência estão a serviço de outros, para que compartilhando, este exército de administradores de Recursos Humanos, não pare de crescer.

Como Coach tenho ainda conseguido fazer muitas pessoas a se redescobrirem. Ninguém deve seguir uma carreira infeliz. Nunca é tarde.