Quando chegamos onde estamos, muitos, não tem a noção da caminhada que foi do qual hoje, ao olhar para trás, me ORGULHO muito e me dá a certeza que PODEMOS chegar onde queremos.
A primeira experiência como profissional, digamos contato com pessoas, foi aos 11 para 12 anos, como Vendedor de Pipoca em um Circo. Um circo itinerante, havia se instalado na minha cidade, eu moleque com meus irmãos, queríamos muito assistir a seus espetáculos, assim ao estar constante no local durante a montagem, fui convidado para ser um dos vendedores de pipoca, durante as apresentações, onde circula entre a arquibancada vendendo esta delícia, Assim além de ganhar os ingressos para família toda, ganhei digamos uns trocados, meu primeiro dinheiro fruto de um trabalho.
Mas a minha vida profissional se iniciou aos 13 anos com carteira assinada (foto), como Auxiliar de Serviços Gerais em uma Granja (Sitio), no interior de RS, numa cidade com 12K habitantes cuidando de cavalos e porcos. Filho de agricultores, nasci na roça e meu primeiro emprego, seguindo a ordem natural dos fatores seria este. Fui trabalhar para ter o meu dinheiro e assim poder bancar meus estudos em um colégio melhor, pois meus pais não tinham condições para tanto. A minha certeza era que estudando poderia mudar a minha vida e vida de muitos. Desta forma, partir daquela idade (13 anos) sempre tive dupla jornada: Trabalho dia (e como trabalhava…) e Estudos à noite. Assim terminei o ensino médio e fui para Universidade, onde durante 3 anos viajava 120 Km para ir e 120 Km para voltar para casa de segundas à sexta. Assim sai da roça fui ser “peão” em uma indústria calçadista (3 anos) e após isto, fui trabalhar em fábrica de produtos lácteos. Quando estava no segundo ano da Faculdade, larguei tudo, pedi demissão para ser ESTAGIÁRIO no Departamento Pessoal de uma Fábrica de Componentes de Calçados para ganhar 1/3 do que recebia. Mas era a escolha para trabalhar com que eu queria atuar: GESTÃO PESSOAS e assim ajudar as pessoas nas suas Vidas Profissionais.
“Foco é dizer não.” Steve Jobs
Tudo caminhava para que eu fosse um químico. Era um jovem no interior do Rio Grande do Sul, que tinha um emprego promissor numa indústria de laticínios apoiado pelos supervisores que diziam: “esse rapaz precisa fazer um curso técnico em química”. Mas, não era isso que me atraia. Minha cabeça estava cheia de porquês e as respostas não estavam na Tabela Periódica. O lado humano da empresa é que me chamava atenção. A relação diária entre funcionários e diretoria, era cheia de dúvidas. Um lado conhecia muito pouco do outro e eu queria trabalhar para diminuir essa distancia.E foi assim que em 1992 fui cursar Administração com Habilitação em Recursos Humanos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS.A primeira oportunidade de trabalho foi numa indústria americana, do ramo calçadista. Comecei como estagiário e em 3 anos ocupava o cargo de Assistente de Diretoria.
Mudanças na política econômica do país fariam a empresa fechar as portas e então eu jovem profissional, já experimentava o “recomeço”. Fui trabalhar numa empresa pequena, também do ramo calçadista, com o desafio de implantar a área de Recursos Humanos. Após 3 anos e meio de muito trabalho, veio um convite para trabalhar numa Indústria Nacional de grande porte, a São Paulo Alpargatas. Passei a supervisionar uma equipe de 3.500 funcionários. Foram 2 anos e meio de muito aprendizado até que mais uma vez, um fator externo, me lançava a novos desafios. A unidade fabril foi fechada, porque a empresa passava por uma fase de reestruturação no Brasil.Já mais amadurecido e com bagagem para começar a dividir minhas experiências, fui trabalhar como Consultor de RH, em Minas Gerais. Participei da reestruturação de empresas e implantei diversos projetos.
Determinado a ampliar meus conhecimentos mudei-me para São Paulo. Cheguei na cidade grande no início de 2003, confesso “Era mais um…” tentando explorar a megalópole. Com a minha bagagem profissional, iniciei meu processo de recolocação onde participava de inúmeros processos seletivos, fazia até viagens para interior do estado, devido a oportunidades e … nada. Sempre com retornos negativos, onde para os cargos de “Analista”, falavam que eu estava acima e para os cargos de “Gestão”, a desculpa não possuía experiência suficiente. Com isso, o tempo passando e não ganhando nada, me ofereci para pessoas conhecias e próximas para fazer “faxina” em seus aptos. Assim 2003, fui Auxiliar de Faxina em vários apartamentos, onde trabalha de segunda a sexta limpando lares e ganhando um dinheiro para viver.
A persistência realiza o impossível. Provérbio Chinês
Em 2004, depois de muito persistir e forma própria consegui um trabalho. Passei a atuar no 3º. Setor como Coordenador de Qualificação Social e Profissional, num projeto de inclusão do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi uma experiência única, pois ajudávamos a descobrir talentos, que estavam à margem do mercado. Tive a oportunidade de ajudar um jovem recém saído do ensino médio, a conseguir uma oportunidade de emprego numa rede de hotéis. Anos depois tive o grande prazer de saber, que ele formou-se em Hotelaria e hoje é um dos coordenadores do grupo. Nesse mesmo período comecei a dar aulas no projeto Jovem Aprendiz no Senac e também em Escolas de Formação Profissional. Para ensinar é preciso aprender ainda mais, por isso, em 2006 fui fazer uma especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2010 surgiu a oportunidade de ingressar na Mapfre – uma multinacional espanhola, da área se seguros. Iniciei meus trabalhos como Analista de RH. Em pouco tempo, (6 meses) tornei-me Coordenador de Benefícios. O grupo empregava seis mil funcionários. Eu dividia minha rotina nos escritórios da empresa em São Paulo, São Carlos e Rio de Janeiro. Apesar da enorme correria, nunca deixei de estudar. Fiz vários cursos, participei de palestras e em 2012 minha equipe ganhou o primeiro lugar no curso “Líderes do Futuro” – a Transformação em Líder Coach.
Começava a se desenhar ali uma nova fase em minha vida. Todos esses anos de mercado, todas as vivências eram cada mais solicitadas em palestras e cursos informais. Até que decidi me tornar um Especialista em Carreira, Pessoas e Negócios.
Assim, continuei a investir em Formações Nacionais e Internacionais para Certificações de Coach, Mentoring, Adviser, Analista Comportamental, Constelações e tantas outras.
Constitui empresa do zero, a Strübbe Consultoria em Desenvolvimento Humanos, empreendendo como Consultor, como foco de atender Pessoas tanto Físicas e Jurídicas entre elas: Sabesp, USP, SENAC SP, FAPESP, Bimbo Brasil,…
Hoje prestando Mentoria, Consultoria e Palestras eu consigo formar Pessoas, preparar Profissionais para trabalhar com Pessoas. Aquele desejo que surgiu lá atrás, ainda na juventude, de usar os Recursos Humanos como ponte para unir a empresa e seus colaboradores, numa relação justa, saudável e produtiva é o que ainda me motiva. Por isso, hoje formo profissionais capacitados para isso. Minha trajetória, minha experiência estão a serviço de outros, para que o compartilhando de vivência e saberes, sirva para que cada possa ter um Trabalho, uma Carreira de Sucesso dentro de sua Escolha.
Assim de um vendedor de pipocas de uma lona itinerante a realizador de sonhos de muitos, sendo a matéria prima a mesma: PESSOAS.
Como Especialista em Gestão de Carreiras, Pessoas e Negócios, tenho conseguido fazer muitas pessoas a se redescobrirem.
Ninguém deve seguir uma Carreira Infeliz.
Nunca é tarde.
Por: Silmar Strübbe Especialista em Gestão de Pessoas e Carreiras e CEO da Strübbe Consultoria