Estamos, aos poucos retomando a nossas vidas, nossos projetos, nossas organizações, e para tanto o fator diferencial será o nosso CAPITAL HUMANO.
Mas afinal o que é Capital Humano?
Trata-se de um conjunto de hábitos, conhecimento, habilidades sociais e de personalidade, incorporados na capacidade de uma pessoa em realizar seu trabalho, de modo a transformar recursos em algo mais valioso, ou seja, em entrega de resultados.
O capital humano é único, se difere de qualquer outro capital. Se faz necessário para que as organizações/empresas atinjam seus objetivos, desenvolvam e permaneçam inovadoras, encantadoras quanto aos seus serviços prestados, sendo, esse desafio somente é alcançado pelo seu Capital Humano, as PESSOAS.
Dessa forma, no contexto atual no segmento da Saúde, as suas instituições estão hoje confrontadas com a necessidade de mudança do paradigma do seu modelo de prestação de cuidados, condicionada por vários fatores dos quais se destacam o envelhecimento populacional, a maior preferência do bem saúde em relação a outros bens, os fatores sócio econômicos e culturais, o aumento das doenças crônicas, pandemia, a utilização e custo de novas tecnologias e o desenvolvimento das profissões da saúde.
Decorrentes desta mudança, os desafios que hoje se colocam aos profissionais de saúde são imensos, colocando à sua gestão em um enorme desafio, face à necessidade do desenvolvimento contínuo das competências de seus quadros.
O capital humano constitui sempre o valor maior em qualquer organização, pelo que deverá ser permanentemente considerado. Sendo que, na saúde, deverá ser entendido como investimento em potenciais ganhos em saúde e não como um custo a ser minimizado.
Para tanto as organizações devem adotar algumas atitudes que fazem com que seus colaboradores se sintam mais valorizados. Assim, eles permanecem mais tempo na organização e ainda contribuem para seu desenvolvimento e claro, resultados. Eis elas:
Conheça a equipe
O gestor/dono precisa se aproximar da equipe para conhecer melhor o potencial de cada funcionário. Algumas vezes, um profissional está alocado em uma determinada função que não se encaixa muito com os seus conhecimentos.
Promover a realocação desse funcionário para uma atividade que saiba fazer melhor pode gerar benefícios para a empresa. Um exemplo disso é o aumento da produtividade e da qualidade do serviço, o que faz o colaborador se sentir mais satisfeito.
Plano de carreira
Ao definir um plano de carreira, mostramos o caminho que precisa ser percorrido para o profissional progredir na empresa. A medida gera benefícios, já que incentiva a melhora constante dos colaboradores.
Muitas vezes, é mais interessante gerar a ascensão, promoção de um colaborador que já conhece a cultura do negócio ao invés de contratar uma pessoa para assumir um cargo de liderança. Afinal, isso demanda tempo de pesquisa, avaliação de candidato e treinamento.
Definição de metas
A organização precisa definir as suas metas e traçar as estratégias para alcançá-las. Essa informação deve ser compartilhada com os colaboradores, para que eles saibam o que estão buscando para o negócio. Essa é uma maneira de manter a equipe motivada e focada no core business.
Também é importante auxiliar os colaboradores no alinhamento de suas metas pessoais, como a realização de um curso ou o aprimoramento de uma língua estrangeira, por exemplo. Assim, será possível conciliar os objetivos da instituição às pretensões da equipe.
Gratificação por desempenho
Outra estratégia que pode ajudar na gestão do capital humano é a bonificação para o colaborador que apresentar um desempenho acima da média. Isso pode ser concedido por meio de um valor extra na remuneração do mês ou com um dia de folga, por exemplo.
A gratificação é uma forma concreta de mostrar ao colaborador que a empresa valoriza o esforço dele em melhorar sua qualidade. Isso também incentiva que outros integrantes da equipe se sintam encorajados a se esforçar mais.
Invista sempre em seu melhor ativo, invista em seu Capital Humano, pois são “as pessoas que fazem a diferença”.
Por: Silmar Strübbe Especialista em Gestão de Pessoas e Carreiras e CEO da Strübbe Consultoria e Diretor do Instituto Le Care