Você já parou para pensar que muitos dos momentos difíceis que passamos em nossa vida profissional já foram vividos por outras pessoas – que hoje acumulam experiências? E você já pensou também no quão útil seria poder contar com a ajuda dessas pessoas para nos aconselharem sobre o que fazer em alguns momentos, situações específicas? Pois é, e essa é justamente a ideia do processo de mentoria.
Existe uma frase popular que diz que “melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com os erros dos outros”. E isso se aplica muito bem ao universo profissional se pensarmos em aprender também com os acertos e vivências de outras pessoas. Baseada na conexão entre profissionais das mesmas áreas e que, de forma geral, passam pelos mesmos desafios, a ideia principal da mentoria é unir pessoas com níveis diferentes de vivência de carreira e possibilitar o aconselhamento e troca de experiências.
Mentoria, consultoria e coaching: entenda a diferença!
É comum as pessoas confundirem o coaching com mentoria ou consultoria. Esse equívoco acontece porque esses processos têm como foco o aumento de resultados, sejam pessoais, profissionais ou organizacionais, com o propósito de elevar a performance de pessoas, times e empresas. Então, qual é a diferença entre eles?
A Mentoria – também chamada de mentoring – é uma atividade exclusivamente exercida por um profissional experiente em sua área de atuação. Se você acabou de assumir o cargo de diretor de marketing em uma nova empresa, por exemplo, e está inseguro em relação a desafios específicos, pode contratar um mentor com ampla bagagem em marketing para te dar conselhos que iluminarão o seu caminho. Esse profissional, um tipo de “tutor”, irá compartilhar com você conhecimentos e experiências para estimular o seu desenvolvimento nessa sua nova jornada.
A Consultoria, por sua vez, é um serviço focado em diagnósticos e processos com a finalidade de suprir necessidades específicas do cliente por meio de recomendações de ações e apontamento de soluções. Vamos supor que sua empresa atrasa constantemente a entrega de um determinado produto, resultando em prejuízos financeiros. Nesse caso, o consultor, que é um especialista em uma determinada área, irá fazer um diagnóstico do processo de produção deste produto, avaliar as informações coletadas, desenvolver um projeto e, por fim, implantar as soluções.
De outro modo, temos o Coach, que é um especialista na metodologia de Coaching, mas não no assunto tratado. A proposta do coaching, não é dar as respostas prontas como se propõe um consultor, mas fazer boas perguntas, que possam ir ao encontro das oportunidades e das soluções, concomitantemente com o desenvolvimento das pessoas participantes do processo (coachees). Um empresário que está com um problema na sua produção e contrata um coach para resolver o problema, não receberá um diagnóstico e uma proposta com alternativas para implantação.
Após essa breve definição e entendimento dos conceitos de cada modalidade, podemos afirmar em linhas gerais, que a mentoria pode ser entendida como uma espécie de tutoria. O mentor, com mais conhecimento sobre determinada área, auxilia o mentorado, um profissional que deseja desenvolver sua carreira e ou sua empresa.
Que tal você fazer o exercício de listar mentalmente os profissionais e as empresas que você admira?
E, pode-se ter contato com eles, você poderá receber conselhos deles de suas trajetórias.
Esses conselhos são chamados de Mentoria.