Vivemos um momento em que encontramos de um lado empresas que não conseguem buscar profissionais que se adequem ao seu perfil desenhado e, do outro lado, profissionais que não conseguem colocação devido à pouca especialização.
Trabalhabilidade é um conceito criado para descrever um nova condição do trabalhador diante do mercado de trabalho, no qual cabe a cada indivíduo assumir a responsabilidade de gerenciar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas competências duráveis e atualizar suas competências transitórias ou renováveis, competências estas que possuem um valor de mercado e poderão ser utilizadas tanto na relação empregatícia, como em outras formas remuneradas para o indivíduo.
Isso vem de encontro com a necessidade de adquiri e desenvolver habilidades e multicompetências, que são exigidas em qualquer função e que representem verdadeiramente enriquecimento no potencial como ser humano.
Ao aprofundarmos nosso autoconhecimento, desenvolvemos nossa habilidade de lidar com a pressão, desenvolver potenciais ainda não explorados, encontrar possibilidades que antes eram desconhecidas, a fim de que adquira independência e pro atividade para gerar receita.
Corra atrás de seu Sucesso.
Não delegue aos outros.
A trabalhabilidade é a capacidade de se reinventar a todo momento, é ser inconformado com a sua atuação e buscar novas possibilidades. Podemos ser o que quisermos, a vida está em nossas mãos. Posso escolher ser um espectador da minha própria vida ou ser protagonista. Quando sou espectador sempre delego ao outro o meu sucesso, como protagonista eu me reinvento, tomo às rédeas da minha vida, ou seja, não espero que meu empregador custei meus estudos, e sim tomo a frente e me capacito. Corra atrás de seu Sucesso. Não delegue aos outros. Sucesso!
Valdirene Moser – Psicóloga Especialista em Gestão de Pessoas, Docente, Consultora Associada a Strübbe Consultoria